sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Rapalje

Yo-Ho! Salve, jovens leitores do blog. Como eu havia dito no post passado, eu vou apenas dar uma breve introdução sobre a banda e já postar os links, certo? Bom, i lied! Muahaha
Bom, não podia apenas falar só por falar dessa próxima banda, que é na verdade uma obra-prima, digna de toda a fama que recebe por seu trabalho. Nosso som dessa sexta-feira, quase acabando o mês, vem da Holanda, vem respirando um ar de música celta misturada a belas músicas tradicionais da Irlanda (Irish Folk) e da Escócia (Scottish), mas com um toque genial que só os holandeses do Rapalje sabem fazer em suas músicas. E por falar nisso, esse post é todo dedicado à minha manola Nayara, que me pediu esse post há séculos. 


Rapalje, é  sem dúvida uma das melhores e mais bonitas bandas que eu já ouvi! Esses holandeses fazem um Folk com uma forte influência do Irish e do Scottish, com algumas melodias celtas e uma grande originalidade e beleza musical que só esse quarteto sabe passar.

Dieb                                     David
William                                 Maceál

No início, a banda era formada apenas pelo multi-intrumentista Maceál, "O mendigo", que tocava onze instrumentos ao mesmo tempo mas agora toca apenas três. Dieb, "O batedor de carteiras", conheceu Maceál em seu pub "1672", e juntos formaram um banda que tocava um rock sinfônico, mas logo mudaram o estilo pra um Folk Rock. Após ouvirem alguns múcicos que tocavam no pub, eles decidiram deixar de lado o lado "rock" da banda e juntos, eles formaram um duo chamado de "Ruk en Pluk" e Dieb que começou tocando acordeão, sempre tocava um instrumento novo que tinha que ser testado direto com a platéia.
William, "O gigolô", era conhecido como um artista de rua em Groningen e Oldenburg, por causa de sua voz e sua música. Ele chegou a tocar algumas músicas com Maceál por algum tempo, mas não deu muito certo, então ele foi introduzido ao duo com Dieb, que agora seria um trio. Juntos eles gravaram seu primeiro trabalho intitulado "Celts and Kilts", mas William gravou apenas como um artista convidado naquele tempo e sua foto não aparecia na capa do álbum. David é o mais novo integrante do grupo e sua primeira aparição foi no álbum "Celtic Fire", de 2007.


Então essa é a formação atual da banda: Maceál (Vocais, Mouth Organ, Squeezebox, Gitouki, Bodhrán e Tea-Chest Bass ), Dieb (Vocais, Tin Whistle e Acordeão), William (Vocais, Gitouki, Mandolin, Bodhrán e Tea-Chest Bass) e David (Gaita de fole, Tin Whistle & Low Whistle).

Cada apresentação do Rapalje, é algo único, eles incorporam seus personagens e fazem um verdadeiro espetáculo, que pode ser visto no dvd "Live", de 2008. Infelizmente não tem nenhum link pra download dele, mas quem quiser e puder comprar, terá em mãos uma raridade, uma verdadeira obra-prima do Folk, uma banda que tem suas influências baseadas em bandas como Omnia, Faun, Flook, Fiddler's Green, Tannahill Weavers, Dubliners e Battlefield Band  e que com certeza, não deixa a desejar em nenhum aspecto.


Discografia:

(1997) Rakish Paddies
(Créditos ao blog Folk Cave)

(1998) Into Folk
(Créditos ao blog Folk Cave)

(2001) Alesia

(2004) Spades

(2004) Diamonds

(2007) Celtic Fire
(Créditos ao blog Folk Cave)

(2010) Double Live CD
Download Indisponível


Rapalje - Wat Zullen we Drinken

Rapalje - Caledonia

Rapalje - Home Is Where My Friends Are

Rapalje - Cooley's / Maid Behind The Bar / Whiskey In The Jar

4 comentários: